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PDF_O uso dos documentos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, o uso da televisão no pea e o recurso a radio e jornais no pea

 


 


UNIVERSIDADE CFMV

FACULDADE DE EDUCAÇÃO





LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO  



Material didático fornecida pela CFMV



 O uso dos documentos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, o uso da televisão no pea e o recurso a radio e jornais no pea




Beira

2023

 




CFMV

 







O uso dos documentos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, o uso da televisão no pea e o recurso a radio e jornais no pea








Beira

2023










Introdução  

As inovações tecnológicas, a velocidade das informações sua organização e gerenciamento estão apresentando desafios ímpares em diferentes setores da sociedade civil organizada. As atividades diárias, em particular dos trabalhadores e às instituições educacionais públicas ou particulares, exigem novas formas de organizar o trabalho educativo, sendo organizadas para atender a uma demanda amplificada a cada dia. Tal demanda origina-se no cotidiano de pessoas que inevitavelmente estão inserindo-se no mundo tecnológico e das atuais gerações que já nascem num mundo altamente tecnológico. 

A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino onde permite que o educador e educando estejam intimamente ligados sem a necessidade da presença física, rompendo as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, procurando buscar direções coerentes para o sucesso deste processo. Busca-se que o sistema de ensino analise os procedimentos que vem adotando com vistas à replanejar, rever, redimensionar a própria atuação, enquanto o educando, com o apoio do professor poderá ir, continuamente, dando-se conta de seus progressos e dificuldades.

 

1.Objetivos

Objetivos gerais

Conhecer o desenvolvimento da tecnologia no processo de aprendizagem


1.1 Objetivos especificos


Analizar os processos tecnologicos no processo de ensino e aprendizagem

Caracterizar os factores tecnologicos no PEA











2.O uso de documentos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem

Segundo Edmondson, (1998) documento audiovisual é uma obra que apela ao mesmo tempo ao ouvido e à visão e consiste numa série de imagens relacionadas e sons acompanhantes registrada em material apropriado. Assim, documentos audiovisuais são gravações visuais, com ou sem banda de som [soundtrack] e gravações sonoras, independente do suporte [base física] e processo de gravação usado, como filmes, diafilmes (sequência de fotografias positivas dispostas em um filme para projeção), microfilmes, diapositivos, (slides) fitas magnéticas, fitas de vídeo, videodiscos, discos ópticos legíveis por laser. Planejados para recepção pública, quer através de televisão, ou por meio de projeção em tela, ou por quaisquer outros meios. Portanto, imagens em movimento, quer em filmes vídeos ou eletrônicas (digitais, virtuais); apresentações de diapositivos (slides); registros sonoros em vários formatos (Discos, Fitas, CDs); transmissões de rádio e televisão; fotografias e gráficos; videogames, CD-ROM multimídia, ou qualquer coisa projetada numa tela inserem-se na categoria dos documentos audiovisuais.

Em relação à documentação escrita, a documentação audiovisual traz consigo especificidades inerentes ao seu processo de criação, suporte e registro que devem ser consideradas quando se discutem as possibilidades de organização e de recuperação da informação aí presente.


2.1 O uso da televisão no processo de ensino e aprendizagem

A televisão é um sistema de transmissão de imagens e som à distância através de ondas hertzianas. No caso da televisão por cabo, a transmissão é feita através de uma rede especializada.

A noção de televisão surgiu com a combinação do vocábulo grego tele (“distância”) e o termo latim visio (“visão”). O conceito permite referir-se tanto ao sistema de transmissão como ao dispositivo que permite a visualização das imagens (também chamado televisor), a programação televisiva e a emissora de televisão.

A criação do aparelho de televisão é fruto da combinação de vários inventos que possibilitaram a recepção de um sinal elétrico e sua transformação em imagens.

Oficialmente, a primeira demonstração do aparelho ocorreu em 1926, quando o escocês John Logie Baird apresentou a televisão mecânica aos cientistas da Academia Britânica.


2.2. Evolução da História da Televisão

Assim como a fotografia e o cinema, a televisão é resultado de vários inventos que, unidos entre si, resultaram no televisor.

O surgimento do rádio, do telefone e da eletricidade, despertou a vontade de cientistas e curiosos de fazer uma máquina capaz de transmitir imagens através de ondas sonoras.

Vejamos alguns desses pioneiros.

John Logie Baird (1888-1946)

O engenheiro escocês John Logie Baird (1888-1946) foi um dos primeiros a se perguntar como seria possível transmitir imagens através das ondas do rádio.

Após intenso trabalho, Baird realizou uma demonstração do aparelho, em 1926, para cientistas da Academia Britânica, em Londres.


2.3. Importância da televisão como meio de comunicação

A televisão é um dos mais amplos processos convencionados, denominando-se assim de meio de comunicação de massa, pois pode transmitir ao mesmo tempo, uma linguagem verbal e uma não-verbal, utilizando os recursos de som e imagem como forma de entreter o telespectador.

Interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica. observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito. apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.


2.4. O uso da televisão em sala de aula

O uso pedagógico e, mais especificamente, educacional, de qualquer meio técnico de comunicação envolve não apenas uma reflexão sobre as concepções de educação que fundamentam as práticas e as políticas pedagógicas, mas, sobretudo, a consideração das concepções e representações sobre o meio em questão, sua função social e suas características técnicas e estéticas.

O uso didático da televisão está relacionado ao advento do cinema, que trouxe a possibilidade de exibição de filmes educativos para as salas de aulas. A possibilidade de uso do cinema como instrumento pedagógico, doutrinário ou de propaganda estava colocada, no início do século XX, em vários países do mundo e independente da ideologia que professavam. (Cateli,2003 apud Monteiro 2012).

Entretanto, a recepção do audiovisual como aliado pedagógico não se deu tão naturalmente. Naquele momento, pensar este instrumento em sala de aula era motivo de desconfiança por parte dos educadores, pois era considerado como uma afronta à educação formal, uma vez que se mostravam muito mais atrativo do que as aulas tradicionais. (Silbiger, 2005 apud Monteiro,2012).

Com o avanço da tecnologia e popularização do cinema, as escolas já não podiam ignorar a força dessa inovação tecnológica, que interferira profundamente no processo de percepção emocional e racional da realidade.

Como ferramenta pedagógica apresenta um leque de possibilidades de uso, trazendo  em seu bojo a possibilidade de transversalidade e da interdisciplinaridade configurando-se como tecnologia com a qual se pode redefinir a práxis educativa (Monteiro, 2012).


2.5. Potencial Educativo da Televisão

A proposta para uma educação tecnológica vê na tecnologia não um fim em si mesma, mas sim um poderoso meio para a ressignificação do mundo através da produção de conhecimento e para o investimento na autoria de crianças e adolescentes (Orofino, 2005).

Nem é preciso salientar que a educação não é só o papel da escola. Oque se vê são alunos cada vez mais próximos da televisão, passando a maior parte do tempo em frente e ela, educando-se vivendo experiências sensoriais, interagindo com programa da TV, aceitando produtos e analisando por outro ângulo que não aquele proposto pelas mídias. Isso mostra que embora o sujeito esteja em contacto com informações, nem sempre essa se transforma em conhecimento (Monteiro, 2012).

Se a televisão é capaz de atrair tanto e de educar, positivamente, cabe á escola, então, usar desse recurso pra desenvolver práticas eficientes a qualidade da educação (Monteiro, 2012). Conforme ressalta Baccega (2000) on Berno (2003, p95). 

As relações do aluno coma televisão são muito significativas, pois o aluno faz com o conteúdo adquirido via televisão aquilo que se espera que ele aprenda na escola, isto é, o aluno aprender a posicionar-se, a argumentar, a interagir, expressar opiniões de forma natural sem a mediação de ninguém. Entretanto, essas posturas podem não ser aquelas esperadas pela sociedade, uma vez que a televisão tem duas faces: tanto manipulo quanto oferece condições de formação (Monteiro, 2012).

A tecnologia educacional não de resume simplesmente a utilizar meios, indo além desses limites. O seu papel no processo de ensino-aprendizagem deve ser o de instrumento que irá mediar o saber, o saber ser e o saber fazer entre o educando e o mundo, entre o educando e a educação, isto é uma ferramenta que possibilite o educando e educadores redescobrir e reconstruir o conhecimento.


2.6. O recurso a rádio e jornais no processo de ensino-aprendizagem

Como os meios de comunicação e informação delineados pelas linguagens complexas estão gerando novas formas de produção, recepção e circulação do conhecimento, fazendo com que os jovens vivenciem experiências de linguagens que vão muito além da tradição verbal. É importante que a escola saiba lidar com esses novos modos de compreender, ver e sentir.  

A escola e os processos de tecnologias de informação e comunicação não podem viver em lados opostos, pelo contrário, devem trabalhar juntas para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e integrado ao universo das crianças e adolescentes. Defende-se a existência desse novo campo de intervenção social, que se apresenta com autonomia tendo filosofia própria, história e reconhecimento da sociedade, não comungando dos mesmos princípios do campo da comunicação. 

Por meio da utilização de recursos radiofônicos as crianças envolvidas se apresentam em constante relação com o ambiente sociocultural que é integrante de seu meio cotidiano. O trabalho com recursos tradicionais permanece, entretanto para a concretização dos recursos tecnológicos na educação é preciso algumas mudanças nos métodos de ensino no sentido de desenvolver a capacidade de aprende a pensar, em vez de desenvolver o memorizar.

O uso do rádio na educação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social humanizado, mas, para isso, não basta "modernizá-la". É preciso transformá-la.  






























Conclusão


 Em jeito de conclusão, este tema é de extrema importância porém vida em fazer entender e conhecer aspetos ligados ao mundo tecnológico vinculado ao processo de ensino-aprendizagem, no que tange a evolução dos meios tecnológicos de ensino na aprendizagem no âmbito geral ela capacita os alunos para uma nova realidade no contexto atual.


























Referências

 

CITELLI, A. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006.  

 

DOWBOR, L. A reprodução social. São Paulo, Vozes, 1998.   

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

 

GONÇALVES E. M. & AZEVEDO, A. B. O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. São Bernardo, nº1, 2004. Disponível em :http://www2. metodista.br/unesco/ GCSB/comunicações _radio_escola.pdf. Acesso em 24 fev 2015. 


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